sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ENTREVISTA

ENTREVISTA

Perguntas:
Qual é a importância do Museu Henrique José Barboza para a comunidade canguçuense?
Quantos anos de atividade tem o museu? Como os canguçuenses vêem este museu?
Em que classificação museológica esta este museu?
Como a comunidade pode colaborar com museu? Se alguém quer doar algo vocês vão
até o doador,existe um telefone de contato?
Onde está instalado e qual é o horário de funcionamento do museu? Aos domingos e feriados é possível agendar visitas especiais?
Quais são os projetos para o futuro do museu?
Muito obrigado
Cairo Moreira Pinheiro

Respostas :

1- Todo Museu é importante para a comunidade em que se encontra inserido e o Museu Histórico Capitão Henrique José Barbosa, tem grande importância em nossa comunidade,não só pelo fato de recolher e preservar objetos de valor histórico para a nosso município, como também de recolher objetos de valor estimativo, comprometendo-se com a sua preservação.Além disso o Museu conta com arquivo histórico, possibilitando a pesquisa tanto de jornais, como de fotografias, documentos e publicações. Nos encontramos em fase de informatização do Museu, o que possibilitara, num futuro próximo, que pesquisas ao acervo de peças e fotografias, sejam feitas virtualmente, possibilitando inclusive que possamos levar o Museu aos educandários, de forma virtual.
O Museu Capitão Henrique José Barbosa, tem grande aceitação na comunidade pois recebe visitas de todas as gerações, possibilita a pesquisa escolar e oferece encontros com mo objetivo de resgatar a História de nosso município, bem como palestras sobre nossa história em escolas e grupos de idosos.

2-O Museu foi fundado em 12 de dezembro de 1972, tendo sido oficializado pela lei nº 838/83 de 21.11.1983.
Sua fundadora foi a Professora e Museóloga Marlene Barbosa Coelho, contando com ajuda de alguns amigos, entre eles Maria Cecília Bettin, Oldino Denale, Elizabete Gonzales, Élida Ávila, contndo também com o apoio do Interventor Valdemar Fonseca.

3- Acredito que os canguçuenses que tem conhecimento do Museu e que nutrem interesse pela História de nosso município, depositam confiança no trabalho executado, percebendo-se através do numero de doações e também na grande procura por pesquisasde e mesmo por horas de lazer, quando tem acesso a visualização de fotografias antigas.

4- Classifica-se como Museu Histórico.

5- O objetivo do Museu Capitão Henrique José Barbosa é a preservação do nosso patrimônio histórico como um todo, não resumindo-se a exposição de peças, assim sendo, toda e qualquer colaboração é bem vinda, recolhemos objetos, documentos, jornais do município, depoimentos através de relatos escritos, gravados e mesmo filmados, estamos disponíveis para que as pessoas ( principalmente idosos) tenham toda a liberdade de contar fatos vivenciados que possam acrescentar em estudos sobre o nosso município, procuramos sempre que possível estar presentes na vida de nossa comunidade.
Quanto as doações, o Museu vai a casa dos doadores, avalia o objeto a ser doado e, se houver aceitação, o doador assina um termo de doação, sendo então o objeto registrado, conforme o padrão nacional para registro de peças museológicas, passando assim o objeto a pertencer ao Patrimônio Municipal, ficando em exposição ou não, porém, sob a guarda deste Museus, sem direito a devolução.
Os objetos aceitos em doação devem pertencer a história do município, ou para ela ser relevante.
O telefone para contato é 53- 32529527.

6- Endereço: Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, nº 420, Centro , Canguçu-RS, Cep: 96600-000.
Horário de visitas: Segunda a Sexta, das 8h30min às 11h e das 13h as 16h e 30min.
É possivel agendar visitas pelo telefone 32529527, porém para os horários acima descritos.

7- Os projetos para o futuro são continuar desenvolvendo o trabalho com responsabilidade e divulgar cada vez mais a importância da preservação de nossa história, bem como ver nosso museu circular pelo mundo através da internet.
Zuleica Barbosa
Diretora do Museu Municipal de Canguçú

Nenhum comentário: