quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Avaliação heurístico no jornalismo

Na opinião de Rochester Oliveira, a avaliação heurística é uma forma “barata” de revisar um site.

Segundo Wikipédia, heurística consiste numa série de conhecimentos que proporcionam uma rápida solução para um problema ou dificuldade, como menor gosto de energia ou esforço.

Analisando estas duas definições, penso que a avaliação heurística resulta numa verdadeira arte para descobrir um processo que proporciona com rapidez, com facilidade e pouco custo a apreciação de um projeto.

Segundo Nielsen, o número ideal de avaliadores é o de 5 pessoas, que podem encontrar cerca de 80% dos problemas. Entretanto, é indispensável o teste com usuários, pois os maiores erros poderão estar nos 20% restantes, apesar de que a interpretação das ações dos usuários não é tão importante, uma vez que, quem analisa é o especialista.

O interessante seria que essa análise fosse feita antes do teste com usuários, a fim de detectar erros simples, evitar alto custo e detectar erros específicos.

Essas avaliações são baseadas em princípios heurísticos. Há quem use a escala 0 – 4 de 1 – 5 para avaliação o nível de gravidade dos erros.

1 – Superficial: Só será solucionado se houver tempo e dinheiro.

2 – Leve: Deve ser solucionado mas tem baixa prioridade.

3 – Médio: Deve ser solucionado logo.

4 – Grave: Pare tudo e vá logo arrumar isso!

É preenchida previamente, definida com os erros e com a análise geral do site.

São analisados o fluxo geral da página e os pontos isolados. Cada avaliador desenvolve suas heurísticas conforme seu talento, sua criatividade e suas experiências.

Esse tipo de análise é muito útil, especialmente para os sites que não apresentam um projeto.

Cairo

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