quarta-feira, 18 de novembro de 2009

revolução de l923

REVOLUÇÃO DE 1923



Antônio Augusto Borges de Medeiros, acabava de eleger-se governador do Estado do Rio Grande do Sul pela quinta vez, eleito pela primeira vez em 1903, seu governo teve a duração de 25 anos (com interrupção entre 1908 e 1913, quando o Estado foi governado por Carlos Barbosa Gonçalves).



O Presidente da República era Artur Bernardes. Como Borges de Medeiros apoiara Nilo Peçanha na disputa pela presidência da República, os libertadores (maragatos) esperavam que o Presidente Bernardes promovesse a intervenção federal no Rio de Janeiro, destituindo o governador niilista Raul Fernandes.



Este era o principal objetivo da Revolução, queriam os libertadores (maragatos) ganharem no grito.



Em 1924, passou por Piratini um corpo provisório da Brigada Militar, que estava “requisitando” cavalo para montaria das tropas e entre a tropa recolhida estava a petiça de um garoto, com o potranco ao pé, montada por um provisório que entrava em Piratini, quando foi informado pelos amigos que a Brigada tinha requisitado sua petiça, o menino enfrentou o provisório aos gritos:



- Devolve minha petiça, senão vou contar para o meu pai, que é o delegado daqui.



E insistiu várias vezes, até que foi notado pelo comando do corpo provisório, que o interrogou: - que está acontecendo? E o menino, aos gritos informou:



- Esta petiça é minha e eu quero ela de volta, senão vou contar para o meu pai, que é o delegado aqui em Piratini.



- Quem é o teu pai?



- É o Ernesto, respondeu o garoto.



O comandante então, chamou o provisório que vinha montado na petiça e mandou que saísse fora de forma e entregasse a petiça ao menino, que pulou em pelo na mesma e saiu galopando, acompanhado da gurizada amiga, todos alegres.



Este garoto... é meu pai! Está completando 91 anos neste novembro.



Alguns conseguem ganhar no grito, ma nem todos!







Cairo Moreira Pinheiro

Nenhum comentário: