sábado, 18 de outubro de 2008

TWITTER

TWITTER COMO SUPORTE PARA PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONTEUDOS JORNALISTICOS

Acreditamos que a ferramenta jornalística TWITTER explora as diferentes potencialidades do setor.
Existe uma proliferação de suportes onde se pode trocar informações, o objetivo é traçar considerações sobre as particularidades dos microblogs e da ferramenta TWITTER para o jornalismo com suas características.
BLOGS MICROBLOGS
Na web o modelo é o todos para todos (Levy 1999)em tese todos podem produzir e publicar conteúdos na rede.
Os blogs fasem parteb desse contexto. Os microblogs, mais recentes e os blogs tem semelhanças e diferenças. Blogs tem a informação é em ordem cronológica e inversa, também como filtrode links ou diários virtuais e se tornou suscetível a diversas apropriações e tudo em microconteudo e deu origem a vários formatos derivados , como o Videolog, os Fotologs, audioblogs, e os moblogs.
MICROBLOGS
São blogs simplificados tem todas as características do blog mas de forma simplificada a diferença é que as atualizações possuem limitações de tamanho, um dos limites por exemplo na ferramenta TWITTER é de 140 caractéres, que é o mesmo tamanho da mensagem de um celular, podem ser atualizados com ferramentas diverssas inclusive por celular ( sms3 ou web móvel) e também por mensageiros instantaneos ou web e mais duas características a mobilidade e a arquitetura aberta de informação. São três as principais ferramentas mundiais: JAIKU POWNCE E TWITTER.
JORNALISMO NA INTERNET
Uma das possibilidades do microblogs, é o emprego do formato para a disseminação de conteúdo jornalístico e de produão colaborativa.
WEBJORNALISMO
Na produção e distribuição de com teúdos existe a possibilidade da participação do cidadãonesta produção amadora de conteúdo e coexiste com o profisional e o jornalismo participativo.
JORNALISMO NO TWITTER
Embora inicialmente não era previsto a utilização do TWITTER como ferramenta jornalística ele tem aospouco se consolidado, em decorrência da versatilidade do sistema de publicação, e a medida que cresce novas foemas de utilização vão sendo criadas e aperfeiçoadas.
Existem outras ferramentas que estão sendo usadas para o jornalismo um dos principais fatores positivos e a velocidade.
Nem sempre a transposição das matérias dos jornais online, terá um resultado original no TWITTER .
Podemos transmitir e receber simultaneamente em tempo real , algo próximo as praticas jornalísticas em ambientes móveis.
A LIMITAÇÃO DE TAMANHO A CADA ATUALIZAÇÃO
A limitação de caractéres , associados a disposição em ordem cronológica inversa das atualizações, faz com que a ferramenta se torne interessante de ser empregada para coberturas estilo minuto a minuto de eventos e acontecimentos . As ferramentas com limites de caractéres podem ser compensado pelo fato de que se pode usar links ara complemento da informação mas o mais usado são os 140 caractéres sem links. Outra especificidade do TWITTER e a possibilidade de atualização automática.
REDE SOCIAL
O caráter dessa ferramenta também pode ser apropriada para a prática jornalística a relação entre amigos e seguidores permite que se estabeleçam formas de contato entre seguidores diante dos serviços da web ou suas ferramentas, tanto os indivíduos quanto as organizações jornalísticas, estão aos poucos criando novos usos para o TWITTER.
O uso do TWITTER não é so para se dizer o que estamos fazendo no momento, as organizações jornalísticas respondem a outra pegunta “ O que está acontecendo agora “ em qualquer lugar.
O TWITTER
Esta no ar desde julho de 2006 e sua popularização foi se dar a partir de março de 2007.
Acreditamos que a ferramenta TWITTER pode ser utilizado como suporte e tanto para produção quanto para distribuição de conteúdos de caráter jornalístico, os microblogs se constituem em uma forma alternativa de produção e distribuição de conteúdos, que podem ser utilizada para diversas finalidades. A exploração das características do formato e da ferramenta pode trazer como resultado a produção de conteúdos específicos para veiculação através do TWITTER essse formato não nescessariamente substitui o jornalismo regular mente exercido em outros meios, mas pode servir para complementa-lo seja através de mashups, seja através de seu uso como primeiro passo da produção regular de noticias para outros suportes.

Nenhum comentário: