quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ETICA NA INTERNET – JORNALISMO ON-LINE

O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros em seu artigo dois diz que a divulgação da informação, precisa e correta é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade.
Mas em se tratando de jornalismo, os fins não justificam os meios, o profissional da área de comunicação tem que ter ética para divulgar ou mesmo propiciar a outrem o uso indevido do poder da mídia.
O que vem acontecendo no Brasil e no mundo ultimamente é que as empresas de comunicação estão se tornando cada vez mais capitalista, e as noticias deixaram de ser de interesse do público, para se tornar moeda de troca para os que não respeitam as leis e as diferenças necessárias ao convívio na sociedade democrática e pluralista. O homem não nasce bom nem rui. A família, a sociedade e os meios de comunicação são os formadores da personalidade.
Objetividade e imparcialidade são muito difíceis de serem usadas. Porque quem manda nesta briga é a audiência ou furos de reportagens, que ficam acima da ética.
Normalmente o trabalho é feito pela ótica do nosso empregador.
Quando se faz uma cópia de um material da internet, no mínimo deve-se fazer um melhoramento nesse material, fazer citações sobre o autor, transformar a internet num meio seguro de informações.
Na escola é que o aluno pode obter o aparte de conhecimento sobre teorias da ética e da moral necessárias para seu posicionamento especifico no debate ético. A ética hoje normalmente não é de natureza moral, mas sim política.
Esperam-se do usuário da internet um bom senso e ética desta maneira contribuindo com um jornalismo mais verdadeiro e com competência.

Cairo

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